O Google Ads é uma ferramenta poderosa para promover seu negócio online e alcançar um público-alvo específico. Com a capacidade de exibir anúncios em toda a rede de pesquisa do Google, na Rede de Display e no YouTube, você tem várias opções de formatos de anúncio à sua disposição.Neste artigo, detalharemos cada tipo de anúncio do Google Ads – incluindo o que são, para quem são mais adequados, seus subtipos e seus prós e contras – para que você possa saber quais são os melhores para impulsionar seu negócio e ajudá-lo a vender mais com marketing digital.
Quantos diferentes tipos de anúncios do Google Ads existem?
A maioria das pessoas se perguntam quais os tipos de campanha/anúncios que podem ser feitos no Google Ads para seus negócios. Existem oito tipos de campanhas no Google Ads e, dentro de cada tipo de campanha, existem diferentes formatos/subtipos de anúncios.
Considerando todas as campanhas, existem 21 tipos de anúncios no Google Ads:
- Campanha de Pesquisa
– Anúncio Responsivo;
– Anúncio de Chamada;
– Anúncio Dinâmico; - Campanha Performance Max
- Campanha de Display
– Anúncio de imagem única;
– Anúncio Responsivo; - Campanha de Google Shopping
– Shopping de produtos;
– Inventário local; - Campanha de Vídeo
– In-stream pulável;
– In-stream não pulável;
– In-feed;
– Bumper;
– Out-stream;
– Masthead - Campanha de Apps (Aplicativos)
– Anúncios para download;
– Anúncios para Engajamento; - Campanha Smart
– Anúncio Responsivo;
– Anúncio de Chamada;
– Anúncio Dinâmico;
– Anúncio de imagem única;
– Anúncio Responsivo; - Campanha Geração de Demanda
Abaixo vamos examinar cada tipo de campanha e anúncio com mais detalhes.
1. Campanhas de Rede de Pesquisa (Pesquisa)
O que são: as campanhas de Rede de Pesquisa são conhecidas como o tipo “OG” (descrevem o título de uma página de destino) de anúncio do Google.
Como funcionam: você define lances em palavras-chave relevantes para sua empresa para que, quando as pessoas pesquisarem algo relacionado (ou idêntico) a essas palavras-chave no Google, seu anúncio seja exibido na parte superior da página de resultados (supondo que seu anúncio ganhe o leilão do Google Ads).
Para quem são melhores: qualquer empresa pode aproveitar esse tipo de campanha do Google Ads. No entanto, como o sucesso das campanhas de pesquisa padrão dependem muito de pesquisas com intenção comercial, elas podem ser particularmente eficazes para empresas que tentam especificamente gerar leads ou compras.
Tipos de anúncios de Rede de Pesquisa (Pesquisa) do Google Ads
Nas campanhas da Rede de Pesquisa, você terá as seguintes opções de formato de anúncio:
- Anúncios de pesquisa responsivos: esses anúncios aceitam até 15 títulos e quatro descrições que irão intercalar sendo exibidos em testes A/B.
- Anúncios de chamadas: esses anúncios têm como objetivo gerar ligações para sua empresa, promovendo um número de telefone clicável como título. *Certifique-se de usar o rastreamento de chamadas se usar esse tipo de anúncio!
- Anúncios de pesquisa dinâmicos: os anúncios de pesquisa dinâmicos são criados para você pelo próprio Google usando informações do conteúdo do seu site e uma breve descrição que você fornece. Eles parecem idênticos a qualquer outro anúncio da Pesquisa quando exibidos na SERP (resultados de busca), mas podem ser úteis para empresas com um site bem construído que desejam aproveitar isso (e o Google) para atualizar sua estratégia de texto do anúncio.
Prós e contras dos anúncios de Campanhas de Rede de Pesquisa (Pesquisa)
Prós:
- Fácil de configurar.
- Segmentar palavras-chave que demonstram alguma intenção de compra significa que você está atraindo tráfego de pessoas com maior chance de comprar algo da sua empresa.
- Tráfego de alta intenção significa alto retorno do investimento. O ROI médio para anúncios da rede de pesquisa é de 200% em alguns nichos.
Contras:
- Os leilões tendem a ser altamente concorridos.
- Anúncios baseados somente em texto não reforçam tanto o branding e identidade da sua marca.
- O baixo volume de palavras-chave ou a alta concorrência podem levar a um tráfego baixo ou caro. Descubra o que você pode esperar em seu setor com nossos comparativos de mercado de anúncios de pesquisa.
2. Campanhas de Rede de Display (Display)
O que são: as campanhas da Rede de Display são totalmente diferentes das campanhas da Rede de Pesquisa. Em vez de anúncios baseados em texto que aparecem quando alguém está pesquisando algo ativamente por palavras-chave, eles são baseados em imagens e são exibidos passivamente em sites da Rede de Display (G1, UOL, Folha de SP, entre infinitos outros) do Google (GDN) à medida que as pessoas os navegam.
Como funcionam: as campanhas da Rede de Display têm tudo a ver com quem você está exibindo e onde. Em vez de segmentar palavras-chave, você segmenta canais, públicos e tópicos (interesses).
Para quem são melhores: o maior benefício dos anúncios gráficos (usados na Rede de Display) do Google é que eles aumentam o reconhecimento da marca, uma vez que alcançam grandes volumes de impressões relevantes. E o aumento do conhecimento da marca leva a melhores resultados com suas outras campanhas.
Esse tipo de anúncio é bastante útil se sua empresa se enquadra em um nicho de mercado que exige forte presença de marca ou/e se suas campanhas de pesquisa estiverem demorando para gerar resultados. E você ainda consegue conferir quantas pessoas tiveram contato com a sua marca!
Tipos de anúncios gráficos da Rede de Display (Display) do Google Ads
Abaixo estão os formatos de anúncio disponíveis para anúncios gráficos da Rede de Display:
- Anúncios gráficos de imagem única: são anúncios com imagens estáticas com ofertas do seu negócio ou com a sua marca.
- Anúncios gráficos responsivos: semelhantes aos anúncios responsivos de pesquisa, aceitando combinações de imagens e textos, mesclando as combinações o Google Ads veicula o anúncio com o melhor desempenho possível em diversos canais.
Prós e contras dos anúncios gráficos de Campanhas de Rede de Display (Display)
Prós:
- Geralmente sua veiculação é mais barata do que as campanhas de Rede de Pesquisa.
- Os anúncios visuais podem ser mais atraentes, chamando mais atenção de novos consumidores.
- Diversas opções de segmentações personalizáveis. Você também pode segmentar anúncios de palavras-chave com anúncios gráficos, mas segmentar por públicos e tópicos é mais comum.
Contras:
- Um volume maior de impressões pode significar taxas de cliques mais baixas. Pode ser difícil medir o sucesso da campanha.
- É mais efetivo quando usado em conjunto com outros tipos de campanha. A Rede de Display cria reconhecimento, mas a Rede de Pesquisa pode ser a campanha final para fechar o negócio.
3. Campanhas de Vídeo
O que são: anúncios em vídeo que podem ser exibidos em vídeos ou conteúdos de sites (como a Rede de Display).
Como funcionam: as campanhas de vídeo funcionam de forma semelhante às campanhas da Rede de Display, pois você faz lances para que seu vídeo seja exibido em canais específicos no YouTube ou na Web para públicos específicos. A principal diferença é que as campanhas de vídeo possuem diferentes tipos de formatos de anúncios disponíveis.
Para quem são mais adequados: as empresas que têm um produto ou uma oferta difícil de descrever podem se beneficiar das campanhas de vídeo para que possam mostrar uma oferta ao seu público, em vez de somente exibir texto sobre ela. Por funcionarem de forma semelhante às campanhas da Rede de Display, esse tipo de campanha do Google Ads também pode ser ideal para quem busca aumentar o reconhecimento da marca em mercados-alvo específicos.
Tipos de anúncio de Vídeo do Google Ads
Os tipos de anúncios em vídeo do Google que você pode criar são os seguintes:
- Anúncios In-stream puláveis: anúncios em vídeo que aparecem antes, durante ou depois do conteúdo transmitido e que os espectadores têm a opção de pular após 5 segundos.
- Anúncios In-stream não puláveis: anúncios em vídeo que aparecem antes, durante ou depois do conteúdo transmitido que os espectadores devem assistir até o fim (máximo de 15 segundos).
- Anúncios de vídeo In-feed: uma imagem em miniatura do seu vídeo com um texto que convida os espectadores a clicar para assistir mais. Eles aparecem em canais como resultados de pesquisa do YouTube, ao lado de vídeos relacionados do YouTube e muito mais.
- Anúncios de Bumper: anúncios não puláveis com duração de 6 segundos ou menos, reproduzidos antes, durante ou depois de outro vídeo.
- Anúncios Out-stream: anúncios em vídeo somente para celular que aparecem apenas em sites de parceiros de vídeo do Google, não no YouTube. Eles são reproduzidos automaticamente para os espectadores com o som desligado para convidá-los a assistir a versão completa com o som ligado.
- Anúncios de Masthead: disponíveis apenas mediante reserva por meio de um representante de vendas do Google, esses anúncios são reproduzidos automaticamente sem som por até 30 segundos. Eles aparecem no topo do feed da página inicial do YouTube.
Prós e contras dos anúncios de Vídeo
Prós:
- O conteúdo do vídeo é envolvente, e pode incentivar gerar uma ação por meio da emoção.
- Muitas opções de formato de anúncio, lances e segmentação. As campanhas de vídeo são extremamente personalizáveis.
- Pode apresentar uma proposta de valor que de outra forma seria difícil de transmitir em um anúncio de texto normal.
Contras:
- A criação de vídeo consome tempo e orçamento.
- Espaços como o YouTube são altamente competitivos.
4. Campanhas de Google Shopping
O que são: as campanhas de Google Shopping são vitais para qualquer empresa que venda produtos. Eles são os anúncios visuais que você vê nas guias Pesquisa e Compras do Google.
Como funcionam: esse tipo de campanha de Google Ads sobrevive de um feed de produtos que você fornece, que fica no Google Merchant Center. Os feeds de compras contêm todas as informações do produto, chamadas de atributos sobre seus produtos, como preço, cor, quantidade e muito mais.
O Google cria seus anúncios de Google Shopping e escolhe quando veiculá-los na SERP com base nos detalhes fornecidos em seu feed. Por isso, a estrutura das suas campanhas de Google Shopping será diferente de outros tipos de campanha. Em vez de “grupos de anúncios”, você terá “grupos de produtos” para separar categorias de produtos.
Para restringir sua segmentação, já que o feed de produtos é substituído por suas palavras-chave, você contará com palavras-chave negativas e outros parâmetros de segmentação, como configurações de localização e muito mais.
Para quem são mais indicados: anunciantes de comércio eletrônico que buscam aumentar as vendas on-line e varejistas locais que buscam direcionar o tráfego para a loja (veja os anúncios de inventário local no exemplo acima).
Tipos de anúncio de Google Shopping no Google Ads
Existem dois tipos de anúncios Google possíveis para suas campanhas de Google Shopping:
- Anúncios de produtos do Google Shopping: esses são os anúncios normais do Shopping que você vê na SERP quando procura comprar algum produto online. Eles incluem uma imagem do seu produto junto com qualquer informação relevante, como preço.
- Anúncios de inventário local: se você enviar o inventário da sua loja ao Google Ads Merchant Center, esses anúncios serão exibidos para usuários próximos. Esses anúncios são idênticos aos anúncios de produtos do Google Shopping, mas incluem se o item exibido está em estoque para retirada na loja.
Prós e contras dos anúncios de Google Shopping
Prós:
- Anúncios visuais. Os anúncios do Google Shopping contêm fotos reais do produto que você está vendendo, o que os torna mais atraentes do que os anúncios de texto.
- Os anúncios do Google Shopping podem aparecer na guia Pesquisa normal e na guia Compras. Além disso, mais de um dos seus anúncios do Google Shopping pode aparecer para uma determinada pesquisa do usuário e, se for relevante, um anúncio do Google Shopping e um anúncio de texto podem aparecer ao mesmo tempo.
- Os anúncios do Google Shopping permitem indicar atributos especiais como “super oferta”, “queda de preço” e muito mais.
Contras:
- Tome cuidado com a escolha de suas palavras-chave negativas, ou provavelmente você terá tráfego irrelevante em suas páginas de destino.
- Seu feed de compras precisa ser otimizado para criar anúncios de alta qualidade para o consumidor certo.
- Requer configuração de conta do Merchant Center e integração com seu site de e-commerce, que pode ser a página de destino.
5. Campanhas Smart
O que são: campanhas Smart é um formato de Campanha Google Ads onde os anúncios são totalmente automatizados pelo Google.
Como funcionam: As campanhas Smart são criadas e gerenciadas pelo Google, bastando fornecer algumas informações iniciais durante o processo de configuração. Essas campanhas anunciam sua empresa na Pesquisa Google, no Maps e em outros canais, como o YouTube e outros sites parceiros.
Ao criar uma conta do Google Ads, o Google incentivará que você crie uma campanha Smart:
Ele solicitará informações como o URL do site da sua empresa, as palavras-chave ideais e o endereço da sua empresa ou perfil comercial do Google Meu Negócio para criar uma estratégia personalizada para você. A desvantagem, claro, é que você ficará de mãos atadas para escolher exatamente como sua campanha será veiculada.
Para quem são mais adequadas: os anunciantes que não têm muito tempo para gerenciar suas contas do Google Ads podem se beneficiar desse tipo de campanha totalmente automatizado, mas, em geral, não recomendamos o uso de campanhas Smart, pois você não terá muito controle.
Tipos: as campanhas Smart podem veicular anúncios de pesquisa ou de display, como os mencionados acima.
Prós e contras: como o Google cria e gerencia esse tipo de campanha, você economiza muito tempo. Mas a falta de controle manual pode significar muitas tentativas e erros com o aprendizado de máquina do Google Ads.